Educa O Ludica 4 Semestre 2014
Cead-Uniderp Anhanguera
Polo Presencial- Promissão-SP
Curso-Pedagogia
Disciplina-Educação Lúdica
Participantes:
Ana Rosa Dias Dos Santos Rodrigues RA-422237
Helena Cristina Barbosa da Silva
RA-422446
Lucilene Xavier dos Santos Souza RA-422533
Rosangela Ap. Baptista da S. Bordignon RA-1299814212
Tutor à distância- Prof.Maria Adriana Rodrigues da Silva
Tutor Presencial-Prof.Ana Cristina Calderero Martins
Promissão,06 de Novembro de 2014.
Introdução
EDUCAÇÃO LÚDICA
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
No quadro“Jogos Infantis” de Pieter Brueghel, mostra cerca de 250 personagens participando e 84 brincadeiras, em 1560. Grande parte delas é conhecida até hoje. Mas, de onde vem as brincadeiras?
Ninguém responde comprecisão mas sabemos que são universais e fazem parte da cultura popular. Há vestígios de bonecas em túmulos de crianças do século 3a. C. no Egito Antigo. Mas é impossível falar sobre sua origem,pois ela ganhou variantes e se transformou no tempo e no espaço. A brincadeira pode ser considerada uma linguagem. Sigmund Freud (1856-1939) analisou o comportamento de uma criança de 1 ano e meioque se divertia com uma linha presa num carretel. Ela atirava o carretel para longe e perto do berço e dizia “vor” (perto) e “da” (longe). Para o psicanalista, o jogo seria a vivência simbólica dapresença e afastamento da mãe. Melanie Klein (1882-1960) e outros psicanalistas e psicólogos trabalharam com a ludoterapia e atribuíram aos jogos e brincadeiras a função de elaborar sentimentos evivências.
Os jogos e brincadeiras, divertem as crianças e as preparam para a realidade.
Jogos e brincadeiras
A importância das brincadeiras
•
A infância modernizou, hoje em dia a maior parte dos brinquedos são eletrônicos e individuais, se os mesmos viessem acompanhados de brincadeiras de roda, jogo que utilizassem o corpo, atividades manuais, estaria tudo certo, porém as brincadeiras populares ficaram esquecidas ao longo do tempo e o que é pior foram