Educa O Financeira
Educação Financeira:
A Educação Financeira é o conjunto de informações necessárias para que o individuo consiga manter um padrão de qualidade de vida dentro da capacidade financeira daquele momento, otimizando o uso de seus recursos e minimizando os gastos desnecessários.
Nunca se falou tanto em Educação Financeira, até mesmo os Bancos e Financeiras tem investido em Projetos que visam levar a população mais informações sobre como gerir de maneira sustentável seus recursos financeiros. Não se pode dizer que receber uma herança ou conseguir um emprego com um alto salário é garantia de uma vida financeira saudável e tranqüila.
Existem discussões para a criação de Leis que visam institucionalizar o tema de educação financeira como matéria transversal nas grades de ensino desde os primeiros anos da vida escolar de nossas crianças. Tudo isto é necessário uma vez que a maioria dos Brasileiros nunca teve acesso a informações deste tipo e a facilidade ao crédito, a grande variedade de possibilidades de investimentos podem ocasionar grandes problemas para aqueles que não conseguem tomar as melhores decisões financeiras.
A pergunta é: Você fala sobre finanças com seus filhos, explicou sobre orçamento domestico planejamento financeiro? E na escola dele, há preocupação de explorar este tema de maneira transversal juntamente com outras matérias? Estas perguntas são importantes e devem fazer parte das preocupações dos pais perante a educação de seus filhos, já que alguns acreditam que deixar um patrimônio físico é mais importante que educá-los para gerir ou alcançar a partir de seus próprios esforços.
A Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) foi instituída por decreto presidencial e tem como objetivos: • promover a educação financeira e previdenciária; • aumentar a capacidade do cidadão para