EDUCA O FINANCEIRA 1
THAIS DOS SANTOS FERREIRA RGM. 282254
MOGI DAS CRUZES
2015
Sumário 1
Conceito de Educação Financeira no Brasil: 3
2- Ajustando receitas e despesas 3
2.1-Objetivos 4
2.2 Disciplina 5
2.3- Planejamento 5 3-DecisõesFinanceiras...................................................................................6 4- A matemática da vida a dois 6
4.1 Como dividir o dinheiro? 7
4.2 Dividir responsabilidades e estabelecer estratégias, de comum acordo, é um bom caminho para a prosperidade 7 5 Bibliografia 8
Educação Financeira
Conceito de Educação Financeira no Brasil:
Segundo a OCDE (2005), educação financeira é “o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar. Assim, podem contribuir de modo mais consistente para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro".
O Brasil é um dos poucos países do mundo que possui uma Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), criada para promover ações de educação financeira gratuitas e sem qualquer interesse comercial. A ENEF brasileira é resultado de uma articulação entre 12 instituições de governo e da sociedade civil e, por este diferencial, valoriza ações que integrem a iniciativa privada, a sociedade civil e o governo.
Algumas pessoas aprendem que dinheiro serve para guardar. Outras, que dinheiro é para gastar.
Na vida em família, é importante que o dinheiro seja assunto das conversas e que todos combinem como vão trabalhar juntos.
Quando se trata de como lidar com dinheiro em família, não existe