Educa o de Jovem e Adulto Tarefa 1
Curso de Pedagogia
Nome do aluno: Denise C de S Guerreiro
Código do aluno: 810 932
Disciplina: Educação de Jovem e Adulto
Professora: Vivian Massullo Silva
Julho/2014
Introdução
O estudo abaixo destaca a importância dos governamentais de investirem mais na educação de jovem e adulto, para acabarem com o analfabetismo em pleno século 21, e a influência da Politica Neoliberal em relação educação e o mercado de trabalho.
“Os projetos atuais para a EJA são influenciados pelas políticas neoliberais.
Neoliberalismo, características da economia neoliberal, críticas, origem, liberdade econômica, privatizações, pontos positivos, neoliberalismo e globalização. Alto índice de evasão, estrutura física inadequada, dificuldade de acesso aos locais de estudos e programas ineficazes. Está é a realidade da Educação de Jovem e Adulto (EJA) no Brasil. 57,7 milhões de cidadãos com mais de 18 anos sem o Ensino Fundamental completo e cerca de 14 milhões de analfabetos, depois de 2006 vem caindo os números de matriculas no EJA, Estranho se o propósito é acabar com o analfabetismo porque as matrículas vêm diminuindo, ficam uma dúvida, será que estamos acabando com os analfabetos, uma pergunta interessante para os governamentais, que nenhum deles impediu que chegássemos em pleno século 21 com um índice significativo de analfabetos, surge programas e mais programas e os analfabetos continuam. A política neoliberal refletem no programa EJA, não deixando qualquer opção para educação e mercado. Outros movimentos que exigem diversificação do mercado e das relações sociais.
Dessa maneira o EJA é centrado na imagem do mercado, para atender essas diversificações, o reflexo desse processo é a onda de programas compensatórios. EJA é