Aula 3
O desenvolvimento da administração se deu em diversas fases, com diversos autores, e cada um deles abordou o processo de tomada de decisão de uma forma, levando em conta o período (em termos de tempo) em que estavam e a própria configuração e desenvolvimento das organizações.
Assim, podemos dizer que existem várias teorias sobre a forma de administrar uma organização e esse conjunto de teorias se chama Teoria Geral da Administração.
Agora que já vimos um pouco do panorama histórico da Administração, vamos conhecer as teorias administrativas que fazem parte do dia a dia do administrador.
Como vimos na aula anterior, as funções da administração são dependentes umas das outras, o que nos faz refletir sobre a importância de cada uma delas. Para que estas funções sejam aplicadas, há necessidade de que as áreas trabalhem de forma sistêmica. A visão sistêmica foi estudada por
Ludwig Von Bertalanfly, que buscou comparar um sistema a uma empresa para entender a relação que existia entre eles. Para todo sistema funcionar, é necessário que os subsistemas interajam entre si, buscando um inter-relacionamento.
Isto somente será obtido se buscarmos recursos, ou seja, os insumos necessários para que o ser humano esteja bem e consiga obter seus resultados. Neste sentido, a função do gerente é fundamental. Dentro de qualquer organização, os gerentes são figuras muito importantes, pois sempre são aqueles cobrados pelos resultados e desempenho. Vários autores estudaram as funções, papéis e habilidades deste cargo, os quais serão vistos nesta aula. Abordaremos ainda as duas primeiras teorias que deram início à Administração Moderna.
Conceito de Teoria da Administração
Podemos definir Teoria da Administração como um conjunto de proposições que buscam explicar os fatos, bem como oferecer ações que possam orientar os administradores na tomada de decisões. Não há uma teoria que atenda a todas as necessidades da organização. À medida que o