EDUCA O CIDADANIA E DIVERSIDADE
Escritores da Liberdade
1. Por que Erin escolheu a carreira de professora e não de advogada?
Porque ela viu os distúrbios na TV e decidiu que a luta não devia ser no tribunal, e sim na sala de aula. E teve inspiração dentro da família e da sociedade. Ela viu em si mesmo o poder de transforma a educação.
2. Quais foram as dificuldades que ela encontrou no sistema escolar?
Uma deficiência curricular dos anos anteriores, uma falha educacional dentro da escola por parte da diretora falta de materiais, verbas e projetos. Falta de segurança, e incentivo e um bom ambiente escolar.
3. Qual foi o perfil de educadora que erin apresentou, no primeiro momento ao dar sua aula?
Ela tinha um perfil de professora modelo, “culturalizada”, organizada, é comprometida com trabalho educacional.
4. No início do filme, qual o retrato apresentado dos alunos?
Agressivos, depressivos, marginais, com grande participação com gangues, repetentes e sem interesse nos estudos marginalizados pela sociedade.
5. Quais os aspectos negativos e positivos da resistência dos alunos em aceitar a escola e a professora?
Erin sofreu resistência por parte dos alunos por ser branca, não conhecer seus conflitos, seus passados e suas angústias. Foi acusada de só querer respeito para si e de ser como as outras pessoas que não os entendiam. Mas o lado positivo desta resistência é que a professora percebeu a necessidade de inovação e se empenhou para a criação de métodos dinâmicos que a ajudassem na sua prática pedagógica procurando entender a realidade de cada aluno e a valorizá-los segundo suas habilidades.