Metalurgia Do P
Pó
Introdução
• A metalurgia do pó é um processo de fabricação que produz peças metálicas através da sinterização de pó-metálico por amálgama. O processo consiste em compactar e/ou modelar a mistura e aquecê-la, com o objetivo de melhorar a coesão da estrutura interna. A característica específica do processo é que a temperatura permanece abaixo da temperatura de fusão do elemento constituinte principal.
A mistura
Esta etapa consiste em se juntar os componentes na forma de pós metálicos ou orgânicos que formarão a peça compactada e homogeneizá-los através de ação mecânica, térmica ou combinada. Os fabricantes de peças fazem esta operação através de misturadores mecânicos ou compram as misturas já homogeneizadas diretamente dos fabricantes de pó base.
São propriedades importantes das misturas:
• Homogeneidade: que assegura a uniformidade isotrópica das propriedades da peça acabada.
• Escoamento: que permite a transferência da mistura para a cavidade onde será prensada de forma uniforme e relativamente rápida, com bom preenchimento dos contornos e pequenos espaços dentro do molde ou ferramenta.
• Compressibilidade: que define a carga necessária para se atingir uma densidade ou porosidade desejada.
• Densidade aparente: relaciona a massa de pó livre e o volume aparente (externo) desta massa. É usado para o dimensionamento da ferramenta e é uma propriedade importante na preparação da prensa de compactação e estabilidade dimensional do compactado.
• Composição química: que caracteriza todos os elementos químicos que farão parte do material sinterizado propriamente dito de modo a garantir as propriedades exigidas.
Sinterização
• O processo de sinterização na metalurgia do pó consiste em aquecer o material a temperaturas abaixo do ponto de fusão do material-base, em atmosfera controlada, provocando difusões atômicas, que farão com que as propriedades mecânicas da peça aproximem-se das adquiridas através de outras tecnologias mais disseminada.
A