Educa O Ambiental No Brasil
Educação ambiental é um processo de ações educativas para preservar o meio ambiente, buscando formar cidadãos conscientes. Os projetos relacionados à educação ambiental buscam despertar o interesse nos indivíduos sobre a sustentabilidade.
O intuito dela é despertar em todos a ideia de que somos parte do meio ambiente, sem esquecer de que a natureza é essencial para o ser humano, e não o contrário. Na escola, ela deve ser ensinada de forma interdisciplinar, e relacioná-la com assuntos diários. Ela deve servir para nos tornarmos questionadores sobre o mundo em que vivemos.
Apesar de ser pauta de discussões globais há bastante tempo, no Brasil o assunto é recente. Somente em 1999 foi incorporada como lei, sendo o primeiro país na América Latina que possui uma política nacional específica para a Educação Ambiental. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.” Ela adota um ponto de vista mais amplo, não sendo somente para a proteção e uso sustentável dos recursos naturais, mas de investir na idea de uma sociedade sustentável como um todo.
No Brasil, estamos evoluindo, ainda que vagarosamente. Muitas dificuldades são encontradas ao longo do processo de aprendizagem, entre eles a falta de capacitação dos professores sobre o assunto, e a dificuldade de aplicá-lo em aula, além da falta de material didático. Dessa forma, o assunto fica desfragmentado e sem continuidade, fazendo com que caia no esquecimento ou na dúvida. Existem diversos projetos que acontecem no dia-a-dia nas escolas, mas os adultos já formados desconhecem o assunto. Desconhecem os fatores que acentuam o efeito estufa, e também as consequências dele, como a intensificação das secas e aumento da temperatura.
A educação ambiental é de