EDUCAÇAO AMBIENTAL
Professora: Juçara Fernandes
Aluna: Josélia Figueiredo Silva Santos
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Reconhecidamente a Educação Ambiental é um instrumento de grande valia para que o indivíduo seja sozinho ou no coletivo possa construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente o qual notoriamente se faz essencial à qualidade de vida e sustentabilidade.
Para contribuir com a compreensão da complexidade do ambiente em suas dimensões ecológicas, econômicas, sociais, culturais, políticas, éticas e tecnológicas, com vistas a sensibilizar a coletividade quanto à importância de sua organização e participação na defesa de todas as formas de vida, faz-se necessário incentivar a mobilização dos cidadãos a partir do reconhecimento das causas e das consequências dos impactos socioambientais que afligem o planeta, procurando satisfazer as necessidades fundamentais da população ao mesmo tempo em que são respeitados os direitos das gerações futuras terem acesso a um ambiente saudável.
É salutar saber que para se considerar o meio ambiente em sua totalidade, urge a necessidade de um processo contínuo e permanente, começando pela pré-escola, e continuando através de todas as fases do ensino formal e não formal.
Quando se faz uso da interdisciplinaridade em sala de aula, aproveita-se o conteúdo específico de cada disciplina, adquirindo assim uma perspectiva global e equilibrada.
As questões ambientais local, regional, nacional e internacional precisam ser consideradas para que os educandos se identifiquem com as condições ambientais de outras regiões geográficas oportunizando a concentração nas situações ambientais atuais, considerando toda a perspectiva histórica.
Quando se utiliza ambientes educativos e uma variedade de métodos para comunicar e adquirir conhecimento sobre o meio ambiente, o resultado é positivo, pois se valoriza atividades práticas e as experiências pessoais