educa ao nao formal
POLO TENIR
CURSO DE PEDAGOGIA 7° Semestre
Acadêmicas:
Ana Lucia Patrício Pereira 356796
Ivone Pereira da Silva 351367
Silvina Lino Duarte 360834
Karen do Carmo Ojeda da Costa 356819
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Corumbá
2015
INTRODUÇÃO
O termo não-formal é usado por alguns investigadores como sinônimo de informal. É necessário distinguir e demarcar as diferenças entre ambas. Os princípios podem dizer que: A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização, e a educação não-formal é aquela que se aprende de forma menos burocratizada.
Este trabalho tem por objetivo levantar discussões acerca da educação não-formal e assim esclarecer algumas dúvidas sobre mais esta área entre tantas da educação.
O que é Educação Não-Formal?
Seus objetivos se constroem no processo interativo, gerando um processo educativo. Um modo de educar surge como resultado do processo voltado para os interesses e as necessidades que dele participa. A transmissão de informação e formação política e sociocultural é uma meta na educação não-formal. Ela prepara os cidadãos, educa o ser humano, para a civilidade, em oposição á barbárie e, ao egoísmo, individualismo.
A educação não-formal tem outros atributos: ela não é, organizada por series, idades, conteúdos: atua sobre aspectos subjetivos do grupo: trabalha e forma a cultura política de um grupo.
Ajuda na construção da identidade coletiva do grupo; ela pode colaborar para o desenvolvimento da auto-estemas e do empolgamento do grupo, criando o que alguns analistas denominam o capital social de um grupo.
Ela fundamenta-se no cotidiano da solidariedade, é parte do processo de construção da cidadania coletiva e publica do grupo, é aquele que se aprende “no mundo da vida”.
A educação não-formal poderá desenvolver como resultados, uma serie de processos tais como: