eduardo cobra
TRABALHO DE ARTES
“EDUARDO KOBRA”
BIOGRAFIA:
EDUARDO KOBRA NASCEU EM SÃO PAULO E COMEÇOU OS SEUS PRIMEIROS TRAÇOS EM 1987. CRESCENDO NA PERIFERIA DE SÃO PAULO, KOBRA SEGUROU A PRIMEIRA LATA DE SPRAY AOS 12 ANOS. ASSIM COMO MUITOS GRAFITEIROS, COMEÇOU PICHANDO MUROS, MUITAS VEZES COM CAL, FUGINDO FREQUENTEMENTE DA POLÍCIA PARA NÃO SER PRESO. APRENDEU A DESENHAR SOZINHO E, AOS POUCOS, FOI SE ENVOLVENDO COM O CIRCUITO DO RAP. NO INÍCIO, SEU TRABALHO DE GRAFITE INDICAVA UMA FORTE INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS DO HIP-HOP. A GUINADA NA SUA CARREIRA ACONTECEU EM 2005, QUANDO CRIOU O PROJETO “MUROS DA MEMÓRIA”, QUE FAZ RELEITURAS DE FOTOGRAFIAS ANTIGAS EM DIVERSOS PONTOS DA CIDADE, COM CENAS DO COTIDIANO E PERSONAGENS PINTADOS A LÁTEX E SPRAY. JUNTO COM A SEGUNDA GERAÇÃO DO GRAFITE SOB A INFLUÊNCIA DO HIP HOP, MAS INQUIETO DE PERSONALIDADE, LOGO FOI APRIMORANDO OS SEUS TRAÇOS, DESENVOLVENDO A SUA EXCLUSIVA FORMA DE EXPRESSÃO. APÓS O DESENVOLVIMENTO QUE A ARTE URBANA TEVE EM SÃO PAULO, ELE CONVERGIU – COM O STUDIO KOBRA, CRIADO NA DÉCADA DE 1990 – PARA UMA FORMA ORIGINAL DE MURALISMO, APROVEITANDO SUAS CARACTERÍSTICAS COMO ARTISTA EXPERIMENTAL, BOM DESIGNER E GRANDE PINTOR REALISTA.
ELE TAMBÉM DESENVOLVEU O PROJETO “MURO DE MEMÓRIAS”, COM O OBJETIVO DE TRANSFORMAR A PAISAGEM URBANA ATRAVÉS DA ARTE E TRAZER DE VOLTA MEMÓRIAS DA CIDADE EM QUE ELE SE ENCONTRA.
SUAS OBRAS:
PARA SUAS OBRAS, QUE REMONTAM AO PASSADO, O ARTISTA SE UTILIZA DE IMAGENS HISTÓRICAS E TRADICIONAIS PARA PRODUZIR MURAIS DE CORES VIBRANTES, VISUALMENTE DETALHADOS, EM QUE ELE PINTA, MAS TAMBÉM FAZ SOBREPOSIÇÕES E INTERFERE COM CENAS E PERSONAGENS DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX.
SUAS CRIAÇÕES SÃO RICAS EM DETALHES, EXTREMAMENTE REALISTAS, COM UMA ESTÉTICA PERFEITA. A DIMENSÃO, A PERFEIÇÃO E O REALISMO DE SEUS MURAIS CONFUNDEM OS OLHOS DE QUEM