Resenha do filme 300
O filme 300 relata a história de Esparta a cidade militar da Grécia. No filme o rei Xerxes sustenta ser um deus-rei e tenta expandir seu território, mas ele se depara com uma cidade que foi educada para combater (Esparta), e também com destemido rei, Leônidas o mais bravo dos espartanos. Em Esparta logo após o nascimento de um menino este e examinado e se tiver defeitos e doenças será descartado, aos sete anos de idade ele e tirado dos cuidados da mãe, e enviado para um treinamento mais árduo e testado de diversos modos para não sentir medo, fome e frio, era ensinado as virtudes do herói para ser um soldado de verdade.
Chega a cidade de Esparta um mensageiro persa que fica irado por ser ofendido pela esposa de Leônidas, porque em Esparta as mulheres também recebem educação e são preparadas para ter bebes fortes e saudáveis, o mensageiro leva a ameaça a Esparta e é respondido à altura, assim ciente do perigo que virá Leônidas vai a procura dos Éforos, espécies de magos que preveem o futuro, mas Leônidas tem o pensamento desligado das questões míticas e não acredita na previsão que e dita a ele. Após abandonar os Éforos um de seus políticos sugere e promete regalias aos mesmos, dando a ideia de que a profecia foi manipulada, Assim, Leônidas segue para a guerra contra os persas.
Leônidas como um bom estrategista manda seu capitão escolher 300 dos melhores e mais bravos soldados de esparta e segue com eles para Termopilas (uma espécie de fenda nas montanhas), onde o número de homens não importava por que todos teriam de vir um de cada vez devido ao pouco espaço. Os espartanos tem uma boa formação de batalhas na qual consiste em defender e depois atacar revezando os ataques e defesas de uma maneira que o inimigo não possa penetrar em suas linhas. Após várias derrotas, das mais variadas empreitadas, até mesmo supostos imortais, Xerxes tenta dialogar com Leônidas para que ele rendesse, dizendo-lhe que nada seria tirado e Esparta, mas teriam que pagar tributo a