Edu
Pedagogia 1ºA Noturno
Érika Martins da Silva Santos - RA 0063552933
RELATÓRIO
Documentário do luto à luta
Guarulhos
2015
Érika Martins da Silva Santos - RA 0063552933
RELATÓRIO
Documentário do luto à luta
Trabalho disciplinar do Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera Educacional.
Orientador (a): Gledis Torrecilha de Oliveira.
Guarulhos
2015
Entendimento sobre o documentário.
O documentário relata a Trissomia do Cromossomo 21, chamada Síndrome de Down, mas não só a deficiência em si relata as potencialidades do portador, que são tão capazes quanto nós.
Do luto à luta, retrata o sentimento da perda de um filho dito "normal", para a afirmação do diagnóstico e a luta por uma vida em sociedade.
Observa-se que a falta de informação em primeiro instante assusta, gera um pré-conceito e um conflito interno de sentimentos e culpas entre os próprios pais. A medicina hoje avançada, consegue detectar precocemente as patologias e síndromes ainda na vida intrauterina, mas na população carente muitas vezes a notícia só vem na hora do nascimento.
O chamado fenótipo, faz com que as pessoas muitas vezes sem informação, os intitulem como seres incapazes.
A mãe ao receber a notícia de que o tão sonhado filho terá uma patologia ou deficiência, gera em si um luto, o inconsciente automaticamente reage com uma negação trazendo os questionamentos de como aceitará e como a sociedade aceitará essa criança. Quando a família parte desse luto para a luta, reorganizando-se junto com a criança, através de estímulos, tratamentos e acompanhamentos as limitações tornam-se pequenas diante da força de vontade que eles têm.
Eu por várias vezes me vi nos depoimentos do documentário, pois tive uma filha com uma patologia (Cardiopatia Complexa Congênita) e no momento em que recebi a notícia durante a gestação entrei nesse luto, mas tive que me restabelecer para ir à luta pela vida, aprendi a caminhar perante as dificuldades e obstáculos junto