Tec E Edu
Questão 1:
Atualmente os professores, tanto da rede pública, quanto da privada, se veem diante de situações que praticamente os obrigam a buscar novas alternativas de ensino para alunos dessa nova geração tecnológica. Tudo que havia sido aprendido por eles na época de especializações, está de certa forma indo por água a baixo, e a cada dia se torna mais necessário a busca da inserção tecnológica nos métodos pedagógicos.
Essa nova forma distribuição de ideias para formular conceitos pedagógicos atualizados, visa a interdisciplinaridade, possibilitando uma contextualização e uma construção de novos conhecimentos.
A partir desse discurso pode-se citar o trabalho por projetos, ou seja, o aluno aprende da prática. Ele aplica o conhecimento já adquirido, buscando uma compreensão atualizada sobre aquilo que está aprendendo. Esse conceito elaborado por Freire e Prado, visa de uma forma geral a ressignificação de técnicas já utilizadas, mas com a possibilidade de ampliação de conhecimentos. Essa nova técnica pedagógica porém, exige muito do professor, pois ele tem que ser capaz de deixar o aluno construir de acordo com suas interpretações.
A aprendizagem em rede, também é uma técnica bem atual de ensino, que prioriza a interação dos alunos, para desenvolverem argumentações entre grupos, que os levam a traçar objetivos, fazer negociações, e buscar também inúmeras formas de pesquisas. É inevitável que esta técnica envolva o confronto de ideias, que vai exigir a tolerância e o saber lidar com os diferentes.
A teoria da autonomia do educando, também de Paulo Freire, visa o reconhecimento dos professores, respeitando e valorizando suas individualidades e sua cultura. É preciso que ele tenha liberdade e autoridade para novas possibilidades.
Junto a teoria da autonomia está a pedagogia da libertação, que tem por objetivo a transformação da vida, a partir de uma educação libertadora. De Freire também, essa teoria busca uma educação a partir das