TRABALHO DIREITO ROMANO P2
No tocante a relevância do assunto, está assegurada quando se observa as bases do direito contemporâneo que tem muitos princípios e lições de Direito Romano, que merecem ser estudadas, para se entender melhor os caminhos percorridos pelo Direito Romano e sua principal influência.
É necessário para percorrer os caminhos históricos do Direito Romano, a utilização de doutrina histórica, tornando o trabalho multidisciplinar, com a intenção de se ter uma noção de todo o legado deixado.
O problema encontra-se justamente no caminho percorrido e a influênciado Direito Romano através da história, nem sempre podemos constatar evolução jurídica e ainda o que sofreu neste percurso, foram muitas e diversas transformações que são interessantes para o futuro profissional do direito; Qual a motivação da sociedade em realizar novas leis e códigos para regular a vida social? Existem leis que sobreviveram à passagem do tempo e ainda influenciam o direito atual?
A busca por estas respostas, dentro do tema proposto nos leva a um objetivo geral, que é analisar as mais variadas formas de aplicação do Direito Romano,as relações com o direito codificado, e suas ações jurídicas no sentido de evolução das normas reguladoras de conduta na sociedade, não sendo objetivo do estudo do direito contemporâneo, mas sim o modo que este é utilizado como comparativo para as normas que surgiram para regular a sociedade.
Para elaborar a temática do Trabalho será utilizado o método dedutivo com o intuito de, através dos temas abordados, poder ao final deduzir as respostas ao tema proposto, com informações técnicas mescladas a processos de cognição. A pesquisa realizada foi através de bibliografias, em acervos públicos e internet.
1. O DIREITO ROMANO