Edith magalhães fraenkel
Nascida em 9 de Maio de 1889 no Bairro de Santa Thereza no Rio de Janeiro, de família culta e de destaque.Viveu sua Infância na Alemanha, Suécia e Uruguai onde teve seus primeiros estudos, se tornando poliglota: alemão, sueco, espanhol, inglês, francês e italiano.
Mudava de residência frequentemente por isso a dominação de tantas línguas, aos 14 anos retorna ao Brasil.
Seu pai desejava que seguisse carreira de médica, pois a família era de médicos, advogados, profissões de destaque da época. Após a morte de seu pai 1906, fixa definitivamente junto de sua família no rio de Janeiro.Porém a morte e as dificuldades financeiras concluiu curso normal e foi lecionar em uma escola em Santa Thereza durante 6 meses para o primário.
A primeira Guerra Mundial abriu-lhe novos caminhos, pois a levou a fazer o curso de Samaritana na Cruz Vermelha. Foi o começo de uma carreira notável, recebeu o Título de Sócia da Cruz Vermelha.
1918 concluiu o curso destinado a socorristas voluntária para atender a Guerra.
Em 1920 iniciou o curso para “Visitadores do Serviço de Tuberculose” para completar seus estudos em Saúde Pública e para combater doenças infecto-contagiosas, onde no ano seguinte foi chefe de visitadoras de Inspetoria de Tuberculose do Departamento Nacional de Saúde Pública.
1922 Ethel Parsons enfermeira norte americanaque veio ao Brasil, percebeu a capacidade de liderança e potencial e a convidou para palestra e para o curso superior de Enfermagem em Filadélfia E.U.A, após foi vista pelas enfermeiras da missão como uma enfermeira que era capaz de reproduzir o modelo preconizado da enfermeiras..
1925- Primeira enfermeira brasileira, quando chegou ao Brasil foi nomeada instrutora da escola Anna Nery.
Após chega a conclusão de que uma profissão para se firmar necessitava de uma associação e uma revista.
Edith se envolveu com a criação da ABEn em 1926,mesmo tendo poucos registros do período inicial da Associação, em 1927, foi eleita a 1ª