morfologia dos protozoarios
Sumário
1. Introdução
2. Implantação da reforma sanitarista moderna no Brasil
3. Chegada de Ethel Parsons no Brasil
4. Quem foi Ethel Parsons e qual sua importância?
5. Visão de Ethel Parsons
6. Como funcionava essa instituição?
7. Homenagem A Ethel Parsons
8. Cronograma
9. Resumo
10. Referências Bibliográficas
1. Introdução
No século 20, o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, se destacava das demais cidades brasileiras pela rede bancária, por ser centro do comércio e desenvolvimento industrial.
Com todo esse crescimento industrial veio a chegada de um grande número de imigrantes atrás de oportunidades de empregos e em busca de uma vida melhor .Em consequência do al alto valor das moradias e baixa nível de vidas desses imigrantes levou-se a criação das de instalações coletivas e insalubres, agravando problemas crônicos como a falta de água e saneamento básico trazendo consigo doenças e infecções generalizadas e a situação agravou-se com a chegada de uma epidemia de gripe oriunda da Europa do pós-guerra, causando muitas mortes.
Assim, a questão da saúde e do saneamento tornaram-se temas nacionais, ensejando um movimento denominado Pró-Saneamento do Brasil. Carlos Chagas queria resolver os graves problemas de saúde pública do Brasil, Por isso, trouxe uma missão americana, chefiada por Ethel Parsons, para combater doenças infectocontagiosas. Mas tratar epidemias seria apenas uma solução local e efêmera. Então a missão propôs a criação de escolas que formassem gente da terra para combater os problemas sanitários.
2. Implantação da reforma sanitarista moderna no Brasil
Para falarmos de Ethel Parson, primeiramente temos que falar como o Brasil se encontrava naquela época.
No século 20, o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, era a única cidade de grande porte, se destacava das demais