Edithy

1237 palavras 5 páginas
Edith de Magalhães Fraenkel Organizadora e primeira diretora da Escola de Enfermagem da USP
1941 - 1955

Nascida no Rio de Janeiro no dia 09/05/1889, pelo lado materno era neta do insigne brasileiro Benjamim Constant Botelho de Magalhães. Em virtude dos cargos exercidos pelo pai, de cônsul brasileiro na Alemanha, Suécia e Uruguai, fez seus primeiros estudos nestes países. Dominava os idiomas alemão, sueco, espanhol, inglês, francês e italiano.
Foi professora primária por 6 anos no Rio de Janeiro.
Durante a primeira guerra, em 1918, fez o curso de Samaritana na Cruz Vermelha. Em 1920 fez o curso de visitadora na Inspetoria de Tuberculose do Departamento Nacional de Saúde Pública onde foi nomeada enfermeira-chefe.
Edith Fraenkel candidatou-se e foi aceita em 1922 na Escola de Enfermagem do "Philadelphia General Hospital" pelo qual se diplomou em outubro de 1925.
De volta ao Brasil passou a lecionar na Escola Ana Néri onde permaneceu de 1925 a 1927 como instrutora e coordenadora do ensino. Em 1926 influiu na criação da Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras, hoje Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) da qual foi a primeira presidente de 1927 a 1938.
Em 1927 foi nomeada enfermeira chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública e no ano seguinte diretora da Divisão de Enfermeiras de Saúde Pública desse mesmo departamento.
Em 1936 fundou no Rio de Janeiro a primeira Escola de Serviço Social a funcionar no Brasil.
No ano de 1939 foi convidada pela Fundação Rockefeller para organizar e dirigir a Escola de Enfermagem a ser criada em São Paulo.
Sua sábia e eficiente direção levou a Escola de Enfermagem de São Paulo a atingir, em poucos anos, padrão de ensino comparável ao das melhores instituições congêneres dos EUA.
Rachel S. Haddock Lobo

Rachel S. Haddock Lobo, originária de importante família do Rio de Janeiro, nasceu em 1891, recebeu educação em colégio católico e tradicional do Rio de Janeiro. A formação em Enfermagem foi

Relacionados