Edital
2.
3. durante o cozimento. 2. Lave cada banana com casca com água e sabão e, em seguida, enxágue bem. 3. Numa panela de pressão, coloque água até a metade ou o suficiente para cobrir as bananas. Leve a panela ao fogo alto, sem a tampa, para a água ferver. 4. Após levantar fervura, mergulhe as bananas. Atenção: é muito importante a água estar fervendo, pois o choque térmico é essencial para tornar o amido resistente. 5. Tampe a panela. Quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 8 minutos e desligue.
6. Deixe que toda a pressão saia naturalmente da panela, não acelere o processo nem abra a tampa. 7. Terminada a saída da pressão, destampe a panela e descasque as bananas ainda quentes - a temperatura alta facilita a tarefa. Use pegadores, garfo e faca. 8. Bata as bananas descascadas no liquidificador, acrescente um pouco de água, se necessário, para obter uma pasta. Está pronta a biomassa. Como armazenar Guarde a massa somente depois de esfriar. O ideal é dividi-la em porções e acondicioná-las em sacos plásticos próprios para congelamento. Coloque em cada saco a medida de uma xícara (chá), que será a quantidade mais utilizada nas receitas. Na hora de descongelar, faça assim: · Abra o saquinho e ponha a polpa numa panela com o fundo coberto com água.
· Leve ao fogo baixo e vá mexendo até que a polpa volte a ficar lisinha como antes de congelar.
· Se sobrar biomassa descongelada, guarde na geladeira num pote de vidro hermeticamente fechado. Dica: para shakes e sucos você pode usar a polpa congelada, uma vez que essas preparações são feitas no liquidificador.