Edipo Rei
Sófocles e o Édipo Rei
1) Quem foi Sófocles?
Sófocles foi um importante dramaturgo da Grécia Antiga. Nasceu na cidade-estado de Atenas em 496 a.C e morreu em 406 a.C.
Filho de um fabricante de armaduras de nome Sófilo, Sófocles recebeu na infância e juventude uma educação bem tradicional, nos moldes ateniense, ou seja, valorizando os aspectos culturais.
A obra de Sófocles é de grande reconhecimento até os dias de hoje, pois ele foi capaz de criar inovações na técnica dramática. Entre estas inovações, podemos citar: a técnica de introduzir um terceiro personagem na cena e o rompimento com a tradição das trilogias.
Entre os principais temas abordados pelo teatro de Sófocles, podemos citar a religião e a moral.
De acordo com historiados, Sófocles escreveu aproximadamente 120 peças de teatro. Porém, com o passar dos tempos, somente sete peças sobreviveram até nossos dias.
- Ajax
- Antígona
- As Traquíneas
- Édipo Rei
- Electra
- Filoctetes
- Édipo em Colono
2) Explique resumidamente a temática de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Colono e Antígona.
Édipo em Colono:
De acordo com a pesquisa feita, a temática dessa obra trata-se do fim da vida -do ex-REI Édipo, cego e já idoso.
Após a maldição ser concretizada Édipo é expulso de Tebas, e busca refúgio em Atenas com o Apoio de Teseu.
A publicação de um Oráculo, que dizia que “onde Édipo estiver, vivo ou morto, a cidade será vitoriosa sobre Tebas”, serviu para aumentar os conflitos entre Etéocles e Polinice (filhos de Édipo) que vivem em guerra em busca do Reinado de Tebas. Agora aqueles que os expulsara, o querem de volta.
Édipo pede proteção a Teseu, rei de Colono, garantindo que a predição somente traria benefícios a Atenas e lá, èdipo é acolhido por sua filha antigona, onde passa seus últimos dias.
Antigona:
Obra começa com a morte de