Fichamento do Livro "O que é Arte"
COLI, Jorge. O que é Arte. 15ª ed., Editora Brasiliense, São Paulo 1995.
"Dizer o que seja a arte é coisa difícil. Um sem-número de tratados de estética debruçou-se sobre o problema, procurando situá-lo, procurando definir o conceito." 7 e 8 p.
O livro propõe logo na introdução que a arte é algo de difícil definição, por mais que tentamos procurar um sifnificado concreto iremos nos decepcionar pois elas são divergentes e contraditórias. Mas apesar da indefinição qualquer pessoa que tenha contato com a cultura consegue entender uma obra de arte por motivos socio-culturais.
"Eu nem imaginava que uma história em quadrinhos pudesse ter autor, quanto mais que esse autor pudesse ser chamado artista e sua produção, obra de arte." 9 p. O autor mostra que às vezes existe arte até onde não imaginamos por estarmos acostumado com a definição básica de tal. No exemplo em que ele deu uma história em quadrinho tem muito valor artístico por trás de apenas entrertenimento infantil, no qual gera até um espanto do autor ao perceber o como é concebida a história.
"Por ora, limitemo-nos a constatar que eles permitem a manifestação do objeto artístico ou, mais ainda, dão ao objeto o estatuto de arte... Mas esses instrumentos não se limitam a traçar uma linha divisória separando os objetos artísticos e os não artísticos." 12 e 13 p. O fator socio-cultural é o mais determinante na hora de definir o como a arte é expressada. Na sociedade em quem vivemos somos influenciado a achar que algumas obras são mais importantes do que outras criando uma hierarquia de obras artísticas, porém isso é algo no qual não devemos nos limitar pois toda obra tem o seu valor e significado.
"Os discursos que determinam o estatuto da arte e o valor de um objeto artístico são de outra natureza, mais complexa, mais arbitrária que o julgamento puramente técnico."
Arte vai além de um aparato técnico sobre uma obra.