Edipo rei
Édipo em colono
A obra possui os antecedentes em Édipo Rei. Édipo amaldiçoa seus filhos por serem insensiveis em relaçao ao seu infortunio. Revoltados, eles o expulsa,de Tebas. Assim, edipo acaba em Colono, pedindo asilo a tesus. Creonte, ao saber pelo oraculo que onde edipo fosse enterrado seria abençoado pelos deuses tenta leva-lo de volta a Tebas, mas falha e promete se vingar de Atenas. Mais tarde, edipo profetiza que seus filhos matariam um ao outro. Ao ouvir um trovao de Xeus, ele cai para o lugaronde morreria, do wual aprnas tesus sabia a respeito. A peça continua com as duas filhas de edipo temtando evidar a morte dos irmaos.
Antigona
A peça conta sobre a disputa entre eteocles e polinices pela sucessao do trono do pai, edipo. Eles chegaram ao acordo que revezariam, mas eteocles nao quis ceder seu lugar a polinices, que atacou tebas com a ajuda do exercido de Argos ( cidade rival). Os irmaos matam um ao outro e creonte sobe ao trono, proibindo o sepultamento de polinices. Antigona vai contra a proibiçao, convivta deq ue seu direito natural era mais valido que o direito positivo implementado pelo rei.
3
Os antecedentes de Edipo Rei são a respeito de um castigo enunciado pelo oraculo de que Laio, por causa de seus amores antinaturais (homosexualismo) seria morto pelo seu proprio filho. A criança, que deveria ter sido morta, acaba sendo criada por Pôlibo, que o chama de Édipo. Quando ele descobre a respeito do castigo do oraculo, foge de seus pais adotivos achando que eles eram seus pais biologicos. No caminho, edipo se desentende com Laio e o mata, semsab er que ele é seu pai. Posteriormente, ao decifrar um enigma da esfinge e salvar o povo de Tebas, ele se torna o rei da cidade e se casa com Jocasta, sua mãe, com a qual tem 4 filhos.