Edipo Rei, um contexto
CARACTERÍSTICAS DO TEATRO GREGO
As primeiras peças de teatro gregas eram apresentadas nas festas ao deus Dionísio (deus da festa da loucura, do vinho, dos prazeres). Nessas festas inúmeras pessoas fantasiadas de bodes dançavam, cantavam e declamavam em coro, contando a vida dos deuses e outras estórias.
Então se descobriu que ficava mais interessante não deixar apenas o coro falando. Surgia o narrador, e logo mais tarde surgiriam os atores.
Os três autores de teatro mais destacados foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Suas obras, escritas no século V a.c. eram chamadas de tragédias, e a maioria tinha final triste.
As máscaras serviam para expressar as sensações da personagem no teatro grego. As TRAGÉDIAS visavam colocar numa apresentação problemas humanos fundamentais: conflitos entre pais e filhos, entre os cidadãos e o governo, entre o amar e o dever… O objetivo era mostrar a luta dos homens contra o destino.
As COMÉDIAS ridicularizavam os filósofos, os políticos, os militares, até mesmo os deuses! O humor era inteligente. E muitas vezes o objetivo era descontrair a população para que esta não se revoltasse. O maior escritor desse gênero foi Aristófanes.
O teatro foi o setor mais importante da literatura grega. As peças eram apresentadas em locais abertos, cuja construção se assemelhava aos modernos estádios de futebol. Na platéia, homens, mulheres e crianças acompanhavam atentamente as apresentações, que podiam durar dias e dias. Ir ao teatro era uma forma de se educar, era como ir à escola.
Os atores eram sempre homens, mesmo quando os papéis eram femininos, pois em quase todas as polis, as mulheres não subiam ao palco para representar. As peças eram acompanhadas por canto, coral e por instrumentos musicais.
AUTOR
Sófocles - Sófocles foi um dramaturgo grego, um dos mais importantes escritores de tragédia grega. Suas peças retratam personagens nobres e da realeza. Filho de um