Edifíco Contemporaneo
O partido do edifício foi concebido através do mapa de ventos da região, inspirando assim a forma curva das lajes. Suas formas arredondadas simulam uma modelagem da mesma pelo vento, suavizando assim a construção. Seu revestimento de vidro contrasta com o concreto armado da estrutura trazendo leveza ao edifício.
As curvas nas laterais do edifício são feitas de concreto armado e as lajes estruturais são todas sustentadas por pilares de concreto. As paredes interiores são feitas de alvenaria, porém não possuem função estrutural.
Seu programa é constituído por dois espaços, uma área de comércio público contendo três lojas, e uma área residencial de 24 apartamentos. Ambas as áreas possuem acessos aos grandes terraços centrais do edifício.
Há dois tipos de apartamentos. O primeiro tipo possui um quarto, um banheiro de uso comum, cozinha, sala e copa integradas. O segundo tipo de apartamento possui uma suite, um quarto, um banheiro de uso comum, sala e uma varanda gourmet onde estão situadas a copa e cozinha integradas.
A maior dificuldade se encontra na forma curva das lajes e em sua construção na obra. A dificuldade do projeto estava em cumprir o programa sem perder sua estética.
O arquiteto brasileiro Jaime Lerner criou este conceito para defender a melhoria das cidades através de pequenas intervenções.
A acupuntura Urbana e um meio de “resgate da identidade cultural de um local ou comunidade”.Jaime fez com que suas palavras agissem com clareza e objetividade naquilo que acredita. A forma que ele organizou seus pensamentos fez com o que livro chamasse atenção do leitor ate o final , despertando uma idéia de adquirir cada vez mais aquele conhecimento.
O livro demonstra a falta de determinação de algo, sendo estrutura de Bairros ou ate mesmo na própria cultura da cidade, a falta de determinação e muito prejudicial a todos pois serviços acabam ficando incompletos ,ou saindo totalmente da realidade saudável de conhecimento da