Trabalho Massa Térmica Para Resfriamento
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
CONFORTO AMBIENTAL I – PROF. MAIARA R. S. MORSCH
MASSA TÉRMICA PARA
RESFRIAMENTO
CATARINE B. DEL SAVIO
DANIEL GRACZINSKI
GABRIL KLAUS
JEOVANA BEFFART
THAÍS MARIA ROSSETTO
MASSA TÉRMICA PARA RESFRIAMENTO é a utilização de técnicas e materiais para a diminuição da temperatura interior em relação a temperatura exterior durante o dia, e já durante a noite o processo é revertido. A principal característica está na alta capacidade térmica e no elevado armazenamento de calor dos materiais escolhidos. Sendo a espessura também um fator capaz de melhorar o desempenho da inercia térmica. Desejável parede dupla. Como pode-se observar na figura, as paredes não possuem contato direto com o Sol, ou seja, elas acabam retirando o calor do ambiente, reduzindo assim a temperatura interior.
Vegetação
Edificação semienterrad a
O solo também possui alta inércia térmica, pois não há uma grande variação de temperatura como a do ar. A edificação semienterrada aliada ao telhado verde proporciona o efeito de massa térmica de resfriamento.
Juntamente com a massa térmica pode ser associado o isolamento energético, que irá manter essa energia contida no interior do espaço, que de certa forma precisa ser isolada do exterior, ou então haverá o retorno do calor para o ambiente. ESTUDOS DE
CASO
Edificação Internacional
Edificação Nacional
Edificação em Joanópolis – São
Paulo
A casa foi projetada para amigos que frequentavam a Fazenda Carambó, situada numa região que é uma terminação da Serra da Mantiqueira, com mil metros de altitude, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.
Foi projetada pelo escritório UNA arquitetos, no ano de 2005. Tendo como data da conclusão da obra no ano de 2008.
A área construída ocupa cerca de 433,79 m² de uma área total de 4.383,25 m².
O clima em que está inserida é quente e temperado.
A temperatura média
17.8°C
e 1469 mm é pluviosidade média