BANNER CA mama
AEM: MOTIVOS DA NÃO REALIZAÇÃO PELAS MULHERES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE
PINHEIRO, M. R. F.
INTRODUÇÃO
As mamas são órgãos glandulares responsáveis pela produção e secreção do leite. Além da sua função fisiológica, ela tem um papel significativo na sexualidade da mulher e na identificação de si mesmo. O câncer de mama atinge a mulher nas suas dimensões biopsicosocioespirituais, por ser uma patologia que pode levar, a longo ou médio prazo, a mutilação mamária ou até mesmo à morte. O diagnóstico precoce baseia-se em uma tríade que envolve o exame de mamografia, o clínico e o autoexame. A realização deste último torna-se de vital importância, mas a realidade nos mostra que ele não tem sido praticado pela maioria das mulheres, especialmente as de baixa renda.
OBJETIVO
Conhecer o motivo da não realização do AEM pelas mulheres da área adstrita de uma Unidade de Saúde. METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa realizada em uma Unidade de Saúde durante a consulta de enfermagem no planejamento familiar durante o mês de abril de 2011, através da aplicação de um questionário simples às mulheres que relataram não realizar o AEM. As informações colhidas foram confrontadas com os conceitos existentes na literatura para se chegar a uma conclusão.
REFERENCIAL TEÓRICO
O câncer de mama é uma das patologias que mais mata as mulheres. Ainda não foi descoberta a causa do câncer, mediante a isso, a doença não é passível de uma prevenção primária.
O diagnóstico precoce favorece na redução dos índices de mortalidade e na maior sobrevida e, entre os meios de detecção, o autoexame da mama, caracteriza-se como uma prevenção secundária, sem custos e segura (GONÇALVES, 1999).
A auto palpação das mamas é dividida em duas etapas: a inspeção e a palpação. A inspeção é o exame visual, estático e dinâmico, onde a mulher observa as mamas procurando anormalidades. Na palpação a mulher examina as mamas em busca de características anormais: temperatura,