TRABALHO 14
RELAÇÕES PÚBLICAS
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
ANÁLISE DOS TIPOS DE SOCIEDADE, ORGANIZAÇÃO E APLICAÇÃO NA LECUC MALHAS
Bianca Vieira
Bruna Rodrigues
Carla Ruon
Jéssica Rodrigues
Juliane Ferrareto
Lorena Felício
Itajaí,
2015.
CONCEPÇÃO DA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, TRANSIÇÃO E IMPACTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
A sociedade industrial tinha em seu processo uma “acumulação que tem origem na exploração física do trabalho” (EGLER, p.03). É possível comparar este tipo de sociedade como o formato de organização taylorista e fordista, que baseavam-se na produção em massa, na economia de escala e numa grande estrutura vertical (KUNSCH, 2003, p.55). Remeter-se a revolução industrial é comum quando lemos este assunto. E de fato ambos fatos tem uma ligação. A sociedade industrial veio a falir juntamente com a revolução industrial, pois com a ascensão dos sindicatos e ideias libertárias para os trabalhadores que se sentiam escravizados, foi o ponto crucial para a transição de sociedades.
De acordo com Tamara Tania Cohen Egler ( p.01):
”A transição da sociedade do trabalho para a sociedade da informação implica na adoção de uma orientação analítica que observe o processo de globalização, o advento de novas tecnologias da comunicação e informação, as transformações em processos de organização da economia, as mudanças nos processos espaciais e a nova (des)ordem das relações sociais, que desafia a integração social em contextos urbanos. “
Ou seja, também considera pela autora em cita como sociedade do trabalho, o momento histórico em que a sociedade industrial passou a se tornar sociedade de informação (ou comunicação), foi um momento impactante para todo o nosso destino hoje.
Falando sobre a sociedade industrial, Margarida Maria Krohling Kunsch (2003, p.55) diz:
“ Contrapondo - se aos modelos tayloristas e fordistas de produção em série, surge o modelo Toyota de produção, que teve como elementos desencadeadores paradigmáticos as