trabalh
Atualmente, é comum a aplicação de simulações para obtenção de valores esperados associados a acontecimentos futuros. Isso, é resultado do advento de novas tecnologias e computadores casa vez mais potentes, um pré requisito básico para a realização de simulações, Entretanto, alguns profissionais acabam abandonando a aplicação das ferramentas de simulação em virtude do pouco conhecimento estatístico ou baixa atratividade pelos resultados obtidos (KWAK & INGALL, 2007)
O uso de simulação em problemas gerenciais requer primeiramente a modelagem em termos matemáticos do que se pretende investigar, tornando conhecidos os riscos, as variáveis e também os relacionamentos relevantes do problema, permitido simular as respostas do sistema a diferentes escolhas, (políticas) da tomada de decisão. Os métodos de simulação são ferramentas utilizadas para a tomada de decisão na solução de defeitos, ou melhor, problemas de várias naturezas, sempre são uteis, principalmente em situações de riscos para predizer o resultado de uma decisão de face à incerteza.
Existem vários métodos de simulação e é replicada muitas vezes até que exista segurança sobre o comportamento característico estudado da variável decisória sobre a qual recaíra a decisão.
O que é Simular?
É submeter modelos a ensaios, sob diversas condições, para observar como eles se comportam. Dessa forma avaliamos a resposta que deve ser esperada do SER. A simulação pode envolver protótipos, primeiros exemplares de uma produto, construídos para testes, ou modelos submetidos a ambientes físicos reais, No caso particular de modelos matemáticos, eles são submentidos a distúrbios matemáticos para avaliar a condição de uso, ou melhor, de serviço esperada.
É conveniente lembrar que simular um SFR em operação, quer por experimentação em laboratório ou em campo, quer através de formulações matemáticas é necessário que sejam adorados hipóteses simplificadas desta realidade física. É importante ter em