Trabalh
2008-07-04 11:30 AM by Andarilho
Mais uma transcrição dos comentários do Max Gehringer, sobre um tema recorrente e muito popular, asentrevistas de emprego.
Este comentário é do dia 03/07/2008, e o áudio, pra quem quiser ouvir, está disponível no site da CBN.
Cinco fatores avaliados na entrevista de emprego
Pelo menos 3 ouvintes por dia, escrevem para saber quais são as respostas corretas para aquelas perguntas que os entrevistadores sempre fazem. Por exemplo, "por que você acha que é o melhor candidato para essa vaga?", ou "por que você foi demitido do seu último emprego?".
Talvez muita gente se surpreenda, mas o bom entrevistador está menos interessado na resposta em si, e mais na maneira como o candidato formula cada uma das respostas. Ao final da entrevista, o candidato será avaliado por 5 fatores:
Primeiro fator: comunicação. É a capacidade de montar frases inteligíveis, fornecendo o maior número de informações no menor tempo possível. A comunicação é negativamente afetada pelos cacoetes verbais, como "hã", "tá" e "veja bem". E também pela postura do candidato. Ficar olhando para as paredes ou se remexer na cadeira como se estivesse sentado num formigueiro, são pecados mortais.
O segundo fator: comprometimento. Nas respostas, o candidato deve sempre mostrar que quer trabalhar naquela empresa, e não em qualquer empresa que apareça. Para isso, deve saber um pouco da história da empresa, além de números e fatos atuais. Uma simples busca na Internet permite juntar meia dúzia desses detalhes importantes.
O terceiro fator: energia. O candidato deve deixar claro que, para ele, não tem tempo ruim. Que aprecia desafios e que gosta de superar objetivos.
O quarto fator: flexibilidade. O candidato precisa demonstrar que sabe se adaptar a qualquer situação, a qualquer chefe, a qualquer ambiente de trabalho e que muda amanhã mesmo para o Cazaquistão, se for necessário.
E o