Maquiavel Resumo
Desde as primeiras críticas, feitas postumamente pelo cardeal inglês Reginald Pole,2 as opiniões, muitas vezes contraditórias, acumularam-se, de forma que o adjetivo maquiavélico, criado a partir do seu nome, significa esperteza, astúcia, aleivosia, maldade.
Maquiavel viveu a juventude sob o esplendor político da República Florentina durante o governo de Lourenço de Médici e entrou para a política aos 29 anos de idade no cargo de Secretário da Segunda Chancelaria. Nesse cargo, Maquiavel observou o comportamento de grandes nomes da época e a partir dessa experiência retirou alguns postulados para sua obra. Depois de servir em Florença durante catorze anos foi afastado e escreveu suas principais obras. Conseguiu também algumas missões de pequena importância, mas jamais voltou ao seu antigo posto como desejava.
Como renascentista, Maquiavel se utilizou de autores e conceitos da Antiguidade clássica de maneira nova. Um dos principais autores foi Tito Lívio, além de outros lidos através de traduções latinas, e entre os conceitos apropriados por ele, encontram-se o de virtù e o defortuna.
Ser Maquiavélico Ser maquiavélico é ser astucioso, traiçoeiro, agir de má fé para atingir seus objetivos. Uma pessoa maquiavélica age com tanta sutileza que quem está sendo manipulado acaba não percebendo.
Princípios de Maquiavel
Virtú, que significa virtude, no sentido grego de força, valor e qualidade de lutador. Para Maquiavel um príncipe com virtude poderia mudar a história, Realizar grandes