ação integrada em educação
Educadora paranaense, Doutora em Educação pela Universidade de Columbia e pós-doutora em Pesquisa e Ensino Superior pela Universidade George Washington, ambas nos Estados Unidos. Experiência profissional em gestão de escola e de sistema de ensino, avaliação, docência, pesquisa, desenvolvimento de equipes e de programas e projetos. No ensino superior atuou em gestão, pesquisa e docência, com grande experiência em orientação de trabalhos de pesquisa e científicos. Como também Capacitação e consultoria em diversas áreas da educação e em especial, em gestão e desenvolvimento aplicado Pesquisa educacional
O livro ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional, começa analisando o ponto de vista que a escola é muito mais complexa e precisa de ser conhecidos de maneira mais ampla , no que diz respeito ao entendimento a gestão, supervisão e como também orientações educacionais, correlacionando diversos setores da escola em relação ao professor , melhorando o processo educativo dos alunos.
Contudo a autora destaca que a escola é um sistema social, pois há diversas variáveis que interagem em conseqüência de varias áreas da escola que de fato, elas têm grande interferência sobre as decisões em um setor que faz com que mude um objetivo comum da escola, dessa forma ela destaca que a melhor maneira é agir com decisões compartilhadas para diminuir o índice de tomadas de decisões erradas que não afetam as outras funções do ambiente escolar.
Segundo a autora a escola funciona como algo interdependente, ou seja, sistêmico, pois as pessoas, profissionais, setores que compõem a escola é o resultado de interação, junção de idéias que fazem com que a escola se torne mais eficaz e eficiente na busca dos objetivos.
Destacou que não há um ambiente social escolar sem que interajam com comunidade, que a parte importante, no qual