Edifícios inteligentes
Edifícios inteligentes
Construção de Edifícios
Faculdades Nordeste - Fanor
Gisele Karine Oliveira Angelo
Matrícula: 12100593
Edifícios Inteligentes
O termo edifício inteligente é utilizado para definir uma edificação que promove a transmissão de dados de um sistema para outro, onde se aplica processos e tecnologia de forma a otimizar tempo para satisfazer as necessidades dos proprietários e/ou ocupantes do mesmo. Para um edifício ser considerado inteligente são levados em consideração alguns aspectos como, por exemplo, conforto, segurança, Facilidade de utilização, e acima de tudo economia.
Para a construção de um edifício inteligente é importante avaliar com cuidado a localização, pois a posição de um edifício em relação ao sol e aos ventos é muito importante e vai determinar várias das necessidades térmicas dos espaços internos. Há inclusive normas específicas para determinar o quanto de energia térmica cada fachada recebe ao longo dia em cada estação do ano. Os Edifícios inteligentes tem uma base central de inteligência (geralmente um PC) que controla basicamente todos os sistemas instalados para reduzir o consumo de energia e aumentar o conforto. São projetados para que incorpore sistemas de informação em todo o edifício, oferecendo serviços avançados e atividades de telecomunicações com controle automatizado, acompanhamento, gestão e manutenção de subsistemas ou serviços de construção, integrados, local e remotamente projetados com flexibilidade suficiente para ser simples e ter custo de implantação eficaz para sistemas futuros. Tendo como principais vantagens sua valorização imobiliária, aumento da produtividade dos usuários e uso da energia de maneira racional sem ocasionar perda de conforto.
Esse tipo de edifício tem sido bastante procurado por apresentar uma aparência sofisticada. Pessoas interessadas em conservar o meio ambiente podem estar optando por edifícios inteligentes ecológicos, que otimizam os recursos