Trabalho EDIFÍCIO SUSTENTÁVEL
Amanda Lopes; Charles Martinelli; Juliana Grazziotti; Leonardo Cavachini; Naiara Souza e Ravena Dias.
Resumo
Devido a uma grande demanda de imóveis nas grandes cidades, pouco espaço para construções e a necessidade de diminuir os impactos no meio ambiente, engenheiros trouxeram um novo conceito de construção residencial e comercial: prédios e edifícios inteligentes. O conceito desses edifícios traz a automação e a integração dos sistemas como principal aliado para um maior aproveitamento dos recursos com diminuição dos custos. Abordaremos este tema de forma abrangente neste artigo.
Palavras-chave: Edifícios Inteligentes; Automação; Edifícios Sustentáveis.
1. Introdução
Uma das grandes problemáticas encontrada por engenheiros civis e arquitetos na hora de projetar edifícios, está na hora de encontrar soluções econômicas, integradas a um bom custo beneficio, que tenha base em conceitos sustentáveis. Um edifício inteligente é completamente associado a estas características por ter uma excelente otimização dos de seus sistemas, estrutura, serviços, gerenciamento e manutenção pelo seu tempo de vida útil, acrescentando também comodidade de alto padrão.
Neste sentido torna-se relevante que a aplicação de inteligência de um edifício esteja diretamente associado a infraestrutura predial, infraestrutura de cabeamento, automação de sistema, controle integrado de sistema, gerenciamento e manutenção, para que o mesmo promova conforto e ambiente agradável para o usuário, com possibilidade de ser adaptado às novas tecnologias que vão surgindo e as necessidades de quem utiliza.
Desta maneira, projetos para construções de edifícios inteligentes, devem conter em sua estrutura diversas soluções eficientes que visem principalmente a sustentabilidade, afim de que este projeto tenha um baixo custo de manutenção com alto nível de qualidade.
2. Os Edifícios Inteligentes
2.1 . A definição de Edifício Inteligente
Segundo o IBI