edificações
O hidróxido de sódio (NaOH) é um sal inodoro banco na forma de grânulos, flocos ou pastilhas, conhecido popularmente como soda cáustica. Altamente solúvel em água e etanol.Quando em solução aquosa é considerado uma base forte e por essas características é utilizado em diversos processos industriais,como fabricação de papel,tecido,sabão,detergente.E também é utilizado na purificação da água e reagente laboratorial.O hidróxido de sódio é altamente corrosivo e bastante tóxico ,causando queimaduras graves em todos os tecidos animais.
O impacto ambiental do composto está relacionado com a liberação de hidroxila no meio aquoso que dependendo da concentração e capacidade de tamponamento natural do meio, pode resultar na elevação do pH.
O pH significa potencial hidrogeniônico, uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância(concentração de ácidos,metais,sais). A escala compreende valores de 0 a 14, sendo que o 7 é considerado o valor neutro. O valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima. Valores abaixo de zero ou superiores a 14 também podem ser verificados em algumas substâncias. As substâncias são consideradas ácidas quando o valor de pH está entre 0 e 7 e alcalinas (ou básicas) entre 7 e 14.
Objetivo Geral.
- Preparar corretamente a solução de hidróxido de sódio.
-Realizar a medição de volumes e fazer as comparações pertinentes.
Objetivos específicos.
-Medir o pH da solução.
-Calcular a molaridade da solução de hidróxido de sódio.
.
MATERIAIS.
- Béquer e balão volumétrico.
- Pipeta Volumétrica e pipeta graduada
- Pera.
-Hidróxido de sódio.
-H2O.
-Balança.
-Eletrodo para medição de pH.
METODOLOGIA.
Na aula prática observou se através de instruções