Edificações
Ao final do curso e da conclusão do estágio, o estudante receberá o diploma de Técnico em Edificações e uma Carteira de Registro no CREA.
Índice [esconder]
1 Acesso ao curso
2 O profissional
3 Mercado de trabalho
4 Referências
5 Ligações externas
Acesso ao curso[editar | editar código-fonte]
Para acesso ao curso técnico em Edificações, o cidadão deverá estar cursando, no mínimo, o segundo ano do Ensino Médio ou estudos equivalentes.
O profissional[editar | editar código-fonte]
O Técnico em Edificações — como é chamado o profissional que conclui o curso — elabora projetos de Arquitetura e de Instalações Prediais, tais como instalações elétricas, hidro-sanitárias, gás, e incêndio por meio da interpretação de normas técnicas e uso de softwares específicos.
Executam detalhamento de desenhos de fundação, de estruturas de concreto armado e metálicas, planejam obras, elaboram orçamentos e cronogramas físico-financeiros, dimensionam equipes de trabalho. Fazem orçamento de materiais e mão-de-obra. Fazem coleta de material para ensaios tecnológicos de laboratório e de campo, analisam resultados e avaliam comportamento dos materiais de construção. O profissional pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, empresas de engenharia e de arquitetura, escritórios de projetos, imobiliárias e construtoras.
Mercado de trabalho[editar | editar código-fonte]
O mercado para Construção Civil é um mercado em constante necessidade de profissionais habilitados para o desempenho de funções que vão desde apontadores até ao gerenciamento de obras, seja em empresas públicas ou privadas. Nos últimos anos, o mercado do setor têm crescido