edgar morin
Nosso sistema educacional, está baseado na separação dos conhecimentos, conhecimento que essas disciplinas separam, e não somente separados como tampouco comunicam, porque aprendemos a analisar, aprendemos a separar mas não aprendemos a relacionar, a fazer com que as coisas comuniquem.
O tecido comum, que une os diferentes aspectos dos conhecimentos em cada disciplina, se torna totalmente invisível; ora existe um tecido comum, mesmo na economia, que é uma ciência extremamente precisa, baseada no cálculo que ignora os sentimentos, as paixões humanas além do mais, a visão puramente econômica, ignora que não há economia só na economia, há também desejo, medo, crença, política.
Tudo está ligado não so na realidade humana, como também na realidade planetária. Então podemos imaginar que nosso sistema educacional é inadequado. Vemos então que nosso sistema educacional nos torna incapazes de conceber a complexidade, ou seja de conceber as numerosas ligações entre os diferentes aspectos do conhecimento. O que é mais grave hoje, porque a época planetária se manifesta através de uma extrema interação entre toda a sorte de fatores econômicos, religiosos, políticos, étnicos, demográficos e etc.
Fica mais difícil entender essa época em que o local inseparável do global e o global influi sobre o local. De fato não percebemos que nossa vida cotidiana de individuo é determinada pela era planetária, que começou a partir de 1492 com a conquista das Américas e as navegações portuguesas pelo globo no final do século XV. Em suma a era planetária começa a partir do século XVI. E hoje ela é cada vez mais forte, mais intensa. Por isso devemos conhecê-la para saber quem somos, para saber onde vai o mundo, onde vai a humanidade.