Ed
ISABELLA LOPES TEIXEIRA
2º B
TRABALHO DE EDUCAÇAO FISICA: OBESIDADE
São Paulo
2014
Sumário
1. Introdução 1
2. Fundamentação Teórica 3
2.1. Diagnóstico da Obesidade 3
2.3. Causas 4
2.4. Prevenção e Tratamento 4
2.5. Riscos 6
3. Conclusão 8
4. Referências 8
1. Introdução
A obesidade é definida como um distúrbio nutricional e metabólico caracterizado pelo aumento de massa adiposa no organismo, refletindo em um aumento de peso corpóreo. Um dos métodos mais utilizados para indicar riscos relacionados ao excesso de peso corporal é o Índice de Massa Corporal (IMC) e quando se trata de crianças e adolescentes, deve-se levar em conta a faixa etária analisada. O trabalho se caracteriza como pesquisa bibliográfica no qual foi realizado um levantamento de material de estudo, tendo como objetivo estudar a prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes.
2. Fundamentação Teórica
2.1. Diagnóstico da Obesidade
A obesidade é definida como um distúrbio nutricional e metabólico caracterizado pelo aumento de massa adiposa no organismo, refletindo em um aumento de peso corpóreo.
Hoje a obesidade, é considerada um problema de saúde pública no mundo, é uma doença de curso crônico que pode ser fatal e promove o surgimento de outras doenças.
O número de pessoas obesas no Brasil cresce diariamente, esse fato não é isolado, a obesidade aumenta em diversos países. Vários fatores podem levar o indivíduo a adquirir a obesidade, que vão desde a genética a hábitos alimentares e estilo de vida. O princípio do equilíbrio dos alimentos não é seguido pelos indivíduos obesos, eles consomem mais calorias do que gastam em suas atividades diárias.
Existe um padrão para o excesso de gordura aceito por pesquisadores. Este padrão é estabelecido em 20% de gordura para homens e 30% de gordura para mulheres. Essas estimativas foram definidas a partir da relação do IMC e a morbimortalidade, o que não pode ser