Higiene E Seg
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA E PRODUÇÃO
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
ALUNO: LEONARDO MAGALHÃES BARRETO (101K223)
LISTA DE EXERCÍCIOS
São Luís
2013
Exercício 1 - NR 4:
1. Qual a finalidade do SESMT nas empresas e quando se faz necessário a criação do mesmo numa empresa?
Promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. Se faz necessário a criação de acordo com o grau de risco da atividade da empresa e do seu efetivo de trabalhadores.
2. Que se entende por Serviço Único de Engenharia e Medicina do Trabalho e qual a obrigação adicional a que se sujeitam as empresas que optarem pelo Serviço Único?
Empresas com grau de risco 1 e que são obrigadas a constituir o sesmt, podem integrá-lo a outros serviços de engenharia e segurança que já possuam, constituindo assim um serviço único. Estas empresas fica obrigadas a submeter à aprovação da Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho, até o dia 30 de março, um programa bienal de segurança e medicina do trabalho a ser desenvolvido.
3. Quais os profissionais considerados Especialistas em Segurança do Trabalho ou Medicina do Trabalho? Qual a jornada de trabalho dos profissionais integrantes do SESMT?
Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. O técnico de segurança do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho deverão ter jornada de oito horas por dia. O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, 3 (três) horas (tempo parcial) ou 6 (seis) horas (tempo integral) por dia para as atividades do SESMT.
4. Que se entende por grau de risco, para fins de segurança e saúde no trabalho? Como se determina o grau de risco de uma empresa?
O grau de risco determina a periculosidade das