Seg higiene trabalho
Introdução
Actualmente, as organizações existentes mostram cada vez maior preocupação no que concerne às matérias de Segurança e Saúde do Trabalho (SST), mais particularmente às condições de trabalho, riscos de natureza ocupacional e riscos inerentes à actividade.
Assim, a entidade CONFEMALHAS – Estamparia de malhas e confecção Lda. pretende efectuar uma avaliação do Plano de- Saúde e Segurança existente, por forma a melhorá-lo e actualizá-lo, na medida em que, apesar da sua existência, o mesmo nunca foi posto em prática. Pretende-se, com esta actualização, inseri-lo no novo Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (SGSST). Este sistema consiste na gestão da prevenção e surge como ferramenta essencial para a implementação de medidas preventivas e correctivas dotando, deste modo, a empresa de meios de gestão dos aspectos relacionados com a Higiene e Segurança no Trabalho de uma forma estruturada.
A implementação deste SGSST tem associadas as seguintes vantagens competitivas: * Melhorar a imagem da organização; * Evidência do compromisso de cumprimento da legislação; * Obter vantagem competitiva em relação à concorrência; * Aumento da motivação dos colaboradores; * Melhoria das condições de trabalho; * Redução dos riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais; * Redução de custos sociais e económicos; * Criação de uma cultura no sentido da melhoria contínua da organizaçã; * Capacidade de antecipação de eventuais acidentes de trabalho.
Neste contexto, pretende-se realizar uma avaliação da situação estrutural da CONFEMALHAS, passando a mesma pelos campos da Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho.
Política SST
A CONFEMALHAS Lda. que tem como sua principal actividade estamparia peça a peça de malha, tecido e calçado, inserida no sector têxtil, define a sua política de SST como linha de conduta adoptada para o desenvolvimento e o desempenho das suas actividades