Matematica financeira
É o ramo da matemática que se ocupa do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo.Seu campo de aplicação são as operações financeiras, como tais as de empréstimo, financiamento, aplicação e investimento.Seu principal objetivo é fornecer instrumentos matemáticos (fórmulas, tabelas, gráficos, diagramas) que permitam a análise e a comparação de operações financeiras e a tomada de decisão quanto a elas.
1- Conceitue:
a) Capital Financeiro:
É qualquer valor expresso em moeda e disponível em determinada época, capital financeiro representa o potencial de troca de poder econômico (garantido pelas instituições do Estado sob forma de, por exemplo, dinheiro, títulos) por outros bens e serviços. É uma forma de título de posse comercializado em mercados financeiros. O seu valor também é baseado na percepção do mercado nos ganhos futuros e no risco embutido.
b) Juro: Remuneração pelo uso do capital,juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. O juro pode ser compreendido como uma espécie de aluguel sobre o dinheiro emprestado.
c) Montante: Soma do capital com os juros no final do prazo determinado. Montante também é conhecido como Valor Futuro.
d) Taxa de juros: Relação entre os juros pagos e o capital num intervalo de tempo chamado período. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.
e) Período de aplicação (Prazo): O prazo ou período de capitalização é o tempo em que o capital é aplicado sobre a taxa de juros.
2- Explique o regime de capitalização simples e o regime de capitalização composta.
• Regime de capitalização Simples: é aquela em que a taxa de juros incide somente sobre o capital inicial, não incide, pois, sobre os juros acumulados, a taxa varia linearmente em função do tempo.
• Regime de capitalização Composta: é aquela em que o