Ed
Pontas – Jogam nas proximidades das laterais, com o objetivo de ampliar o máximo possível os espaços na defesa adversária.
Armador – É o responsável por armar e organizar as ações de ataque de sua equipe.
Meias – São importantíssimos na ação de ataque, geralmente são os mais altos e fortes, devem se posicionar afastados da defesa adversária e asseguram um equilíbrio defensivo a sua equipe.
Pivô – Tem como objetivo abrir espaços na defesa adversária com o intuito de facilitar os arremessos de sua equipe posiciona-se entre a linha de 6 a 9 metros da equipe adversária.
Goleiro – Tem como função impedir que a bola entre em sua meta e pode utilizar como recurso para isto qualquer parte de seu corpo. Um bom goleiro pode representar mais de 50% da performance de seu time.
Fundamentos do handebol
Recepção - é a ação específica de receber, amortecer e reter a bola de forma adequada nas diferentes posições e situações em que o jogador for solicitado.
Deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas voltadas para frente. Recentemente os atletas utilizam-se comumente também da recepção com uma das mãos. Então, apesar da literatura específica sobre o método parcial haver considerado esse uso habitual recente como um erro, a prática atual e sua eficiência em diversas situações têm nos dado os elementos necessários para indicarmos o ensino e treinamento da recepção com uma das mãos como um elemento necessário para o jogo de handebol. A recepção pode ser classificada em: alta, média e baixa dependendo da altura que a bola seja recepcionada.
Passe - é a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro, de forma correta, para facilitar a próxima ação. O passe e a recepção são técnicas utilizadas pelos jogadores na preparação da finalização, ou seja, na colocação de um companheiro em condições favoráveis de arremessar a bola em direção ao gol adversário.
Os tipos de passes podem ser