Ed
AUTONOMIA PARA UM ESTILO DE VIDA ATIVO
CEREJEIRAS – RO
2014
BIANCA ROCHA XAVIER
AUTONOMIA PARA UM ESTILO DE VIDA ATIVO
Trabalho referente à disciplina de Educação Física, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tancredo de Almeida Neves, entregue ao professor Claudio, realizado pela aluna Bianca Rocha Xavier.
CEREJEIRAS – RO
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
AUTONOMIA PARA UM ESTILO DE VIDA ATIVO...........................................................5
OITO DICAS PARA SE TER UMA VIDA SAUDAVEL 6
OS MAUS E OS BONS HÁBITOS 6
ATIVIDADE FÍSICA E LONGEVIDADE 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
Introdução
O presente trabalho tem como tema “Autonomia Para Um Estilo de Vida Ativo” e como objetivo mostrar a importância de se praticar exercícios físicos com regularidade.
Está organizado em quatro tópicos sendo eles:
- Autonomia Para Um Estilo de Vida Ativo
- Oito Dicas Para Se Ter Uma Vida Saudável
- Os Maus e os Bons Hábitos
-Atividade Física e Longevidade
Autonomia Para Um Estilo de Vida Ativo
As pessoas costumam relacionar as aulas de Educação Física à prática de atividade física, isso porque a disciplina tem como princípio básico o corpo em movimento. Um dos mais relevantes papéis da matéria é estimular o aluno a essa prática de forma regular, inclusive fora da escola.
É chamado de “autonomia” o ato do aluno que ao final do ensino médio sai preparado para continuar sozinho a prática de atividade física.
Esse fator é tão importante que o principal documento do Ministério da Educação, no que se refere a essa disciplina, descreve dessa forma a autonomia como objetivo:
“Assumir uma postura ativa, na prática de atividades físicas, e conscientes da importância delas na vida do cidadão.” Porém nos comportamentos diários das pessoas percebem-se hábitos positivos e negativos que afetam diretamente a saúde. Os comportamentos negativos estão estreitamente relacionados às principais causas de morte da atual