ed. física e lutas
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
JEFFSON SOUSA REIS
FICHAMENTO
PEDAGOGIA DO ESPORTE APLICADO AS LUTAS
Trabalho apresentado no curso de educação física da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção de nota parcial da disciplina de prática educativa v: lutas no 5º período, sob a orientação da professora Ana Paula.
Paripiranga-BA
Outubro 2013
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BREDA, Mauro; GALATTI, Larissa; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto
Rodrigues. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.
RESUMO:
Este livro aborda o processo pedagógico de ensino de lutas, sempre firmado em autores de base da pedagogia dos esportes. O caratê de contato é bastante é bastante explorado no livro, com seus componentes básicos. No segundo capítulo é aberta uma discussão sobre a inserção de novos métodos do ensino de luta nas aulas. No terceiro capítulo, são apresentados dois blocos de práticas corporais, um de maneira geral e outra de maneira mais específica. O primeiro bloco envolve jogos e brincadeiras características da cultura infantil. O segundo bloco traz um conjunto de atividades específicas para uma aula de caratê de contato com as crianças. Por fim, no quarto capítulo, esta obra não se isenta de discutir a questão da composição infantil, apresentando uma nova proposta para o envolvimento de crianças em eventos de lutas.
CAPÍTULO 1- SOBRE AS LUTAS E O CARATÊ: CONCEITOS E CONTEXTOS
No primeiro capítulo é descrita uma curta exposição histórica das artes marciais orientais desde a sua provável origem na China até a sua divulgação e difusão no cenário mundial, que somente ocorreram a partir do processo de ocidentalização do país Japão.
Espatero ( 1999) aponta que as primeiras formas de lutas surgem como necessidade de defesa pessoal ou de territórios e que, com o tempo, as lutas foram aparecendo em outras manifestações sociais; como exemplo,