O que educação fisica
Texto do Livro: História da Educação Física, de Washington Gutierrez, 4° Ed. 1985. Trabalho realizado por Leonardo Delgado
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA Washington Gutierrez
É claro que a expressão "educação física" aplicada ao homem pré-histórico é um tanto forçada, pois o exercício físico não estava sistematizado, regulamentado, metodizado, estudado cientificamente, etc.. Mas tudo isso que nós hoje procuramos atingir cientificamente (bem estar físico, saúde, força, velocidade, resistência, aperfeiçoamento das funções fisiológicas, etc.), o homem primitivo atingiu e ultrapassou em muito. É que, pelas condições de vida, um dia na pré-história, era uma contínua e completa aula de educação física. Para sobreviver ao perigo das feras e inimigos, para fugir as intempéries, para conseguir o alimento, para homenagear os deuses, para festejar vitórias, etc., o homem, em pleno contato com a natureza, precisava correr, saltar, marchar, arremessar, na dar, mergulhar, lutar, levantar e transportar ,equilibrar, trepar, quadrupedar, dançar, jogar, etc.
Para fins de estudo, podemos classificar as atividades físicas na préhistória dentro dos aspectos: Natural, Utilitário, Guerreiro, Recreativo, Religioso.
1 - ASPECTO NATURAL:
Aqui colocamos as atividades físicas feitas instintivamente, como meio de sobrevivência: Correr para fugir ao perigo ou para alcançar a caça; Nadar para atravessar os rios; Marchar (caminhar) a procura da caça, da pesca, do abrigo; Arremessar a pedra, a lança, para caçar, pescar, guerrear e ai sim por diante.
2 - ASPECTO UTILITÁRIO:
|imperfeitamente, deixando o homem sem a sua desejada alimentação |Ele|
|situação real frente a sua presa, pudesse ter êxito no lance |Esse treino, essa |
Na caça ou na pesca, quantas vezes a lança foi atirada percebeu que precisava "treinar" aquele gesto para que, quando surgisse a atividade intencional, essa "evolução técnica" já não mais apenas