Ed.fisica
História e evolução;
O pedagogo Jean-Jacques Rousseau,que,enquanto estudava sobre o papel da ginástica na educação física,descreveu seu desenvolvimento técnico e prático na educação infantil. François Delsarte,foi o primeiro a lançar suas idéias a respeito da expressão de sentimentos pelos movimentos corporais.
Mais tarde,Émile Jacques-Dalcroze iniciou a prática de exercicios rítmicos como meio de desenvolvimento da sensibilidade musical através dos movimentos do corpo. Mais tarde,um aluno de Dalcroze,Rudolf Bode, melhorou os movimentos os deixando mais naturais e integrais. A isso,somou a utilização de aparelhos com o objetivo de ornamentar a apresentação e as caracteristícas femininas.
A isso, somou a utilização de aparelhos com o objetivo de ornamentar a apresentação e as caracteristícas femininas. Em 1942, foi realizado o primeiro evento com petitivo: O campeonato Nacional Soviético. Em 1961,foi apresentada á Federação Internacional de Ginástica. Dois anos depois,houve uma realização do primeiro campeonato mundial, na cidade de Budapeste.
Em 1975, através de decisão tomada em Assembléia técnica do 53° Congresso da FIG,passou a ser chamada oficialmente de ginástica rítmica Desportiva,regida então pela entidade. Em 1980,foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e em 1984,em Los Angeles,passou a ser modalidade competitiva com eventos Individuais.
Modalidade Masculina
Prioritariamente um esporte feminino, a ginástica rítmica ganhou uma versão masculina desenvolvida no Japão durante os anos de 1970.Enquanto na versão feminina valoriza-se a beleza da graciosidade e a sutileza dos movimentos harmônicos envoltos pela música, a modalidade masculina exalta força e resistência combinando a ginástica tradicional feminina com a arte marcial do cuushu.Os homens competem em grupo de seis atletas sem aparelhos e em uma apresentação que se assemelha ao aparelho solo da ginástica artística masculina.
Características