Ed. Fisica
Planeamos o treino fora de água para este macrociclo tendo por base os seguintes objectivos:
Aumentar entre 5% a 10% a força reactiva dos membros inferiores.
Aumentar em 25% os ganhos de força absoluta.
Melhorar a flexibilidade do tronco+membros inferiores e a flexibilidade dos ombros.
Prevenir o aparecimento de lesões, como consequência de desequilíbrios musculares.
Influência positiva nos resultados desportivos.
2.1. Metodologia
a) Amostra
A amostra utilizada neste estudo é composta unicamente por nadadores pertencentes ao Sporting Clube de Braga - Secção de Natação. É um grupo de 28 nadadores, 17 do género masculino e 11 do género feminino. As suas idades situam-se entre os 15 e os 23 anos. A média de idades situa-se nos 17,46 anos com um desvio padrão de 2,22.
Do total da amostra, 10 nadadores iniciaram neste macrociclo um trabalho fora de água correspondente à última etapa do plano de carreira do nadador. Os outros 18 nadadores já se encontravam neste tipo de trabalho à mais de 2 anos (entre 2 e 8 anos).
b) Métodos Utilizados
A nossa época 2002/2003 teve início a 9 de Setembro e terminou a 22 de Dezembro. Ao longo deste período distribuímos os conteúdos como descreve o seguinte quadro:
Quadro 1: Planeamento do trabalho fora de água no 1º macrociclo da época 2002/2003. No trabalho de hipertrofia e de coordenação intramuscular, utilizamos um circuito de 8 exercícios: 1-supino; 2-puxada à nuca; 3-"borboleta"; 4-flexão do antebraço; 5-prensa de pernas; 6-extensão do antebraço; 7-extensão da perna; 8-abdução dos braços até à altura dos ombros. Para este tipo de trabalho utilizamos diferentes métodos, os quais tiveram que sofrer pequenas alterações em virtude do reduzido tempo disponível para o realizarmos. Os métodos utilizados são os seguintes:
Método de Repetições III 40% 12/3;
Método de Repetições II 80% 12/3;