ed fisica na grecia
O exercício físico estava integrado a cultura grega. Desde os tempos heróicos, até a época da decadência, constituiu-se em prática de interesse, acompanhando o grego durante toda a sua vida.
A atividade física era praticada pelos indivíduos de todas as idades e sexo, da infância até a velhice, produzindo mulheres esbeltas e homens vigorosos, possuidores de força, resistência e agilidade.
- Aristófanes, escritor de mérito, assim descreve o grego:
"Espáduas largas, coxas grossas, peito aberto e porte harmonioso, sem predominância do abdômen, capaz de romper o equilíbrio do corpo e prejudicar o desenvolvimento do espírito."
Foram os gregos considerados o protótipo da beleza humana.
No período heróico da civilização grega, todos os exercícios eram feitos ao ar livre, em locais sem nenhuma preparação. Mais tarde, foram surgindo, em toda parte, instalações adequadas aos treinamentos e competições:
Instalações utilizadas para as práticas desportivas
Ginásio: estabelecimento público destinado ao treinamento atlético, constituído de salas cobertas e locais ao ar livre.
Eram locais de beleza e paz. Ali havia salas para conferências, instalações esportivas, recintos para massagens, duchas e unções.
Ficam em locais privilegiados, agradáveis. Eram uma espécie de escola superior na formação físico-intelectual de jovens.
Serviam, também, como ponto de encontro entre artistas e literatos, que efetuavam troca de experiências.
Ginásio e palestra eram pólos de atração.
Nos ginásios, jovens entregavam-se a treinamentos esportivos, preparavam-se para a vida militar, desfrutavam de repouso e recreação.
Obrigatoriamente, os jovens passavam a frequentar o ginásio aos dezesseis anos.
Depois de dois anos juravam fidelidade ao Estado, deuses e tradições morais de seu povo, A partir daí eram cidadãos livres.
- Nos ginásios havia disciplina rigorosa e o programa estabelecido era cumprido de