Ed. Controle microbiano
1. Defina esterilização. Este é um termo corretamente utilizado nas práticas laboratoriais? Por quê?
R: Destruição de todas as formas de vida, microbiano incluindo os esporos. Não pois os príons, por exemplo, são resistentes a todos os modos de esterilização.
2. Como é possível que uma solução contendo um milhão de bactérias não demore mais tempo para ser esterilizada que uma solução contendo 30 mil bactérias?
R: Porque as bactérias vão sendo destruídas de 90% em 90% até chegar a 0.
3. Como um aparato plástico de filtração pode ser pré-esterilizado (considerando que o plástico não pode ser esterilizado por calor)?
R: É filtrado por agentes gasosos como óxido de etileno, óxido de propieno e Beta-propiolactona, são altamente penetrantes, a esterilização é por alteração do DNA celular.
4. Por que os alimentos que passam pelo processo UHT podem ser conservados sem refrigeração antes de ser abertos?
R: Porque o esse processo esteriliza o alimento! O alimento pode ser armazenado sem refrigeração. O produto cai em fina camada em câmara de vapor superaquecido. Atinge 140ºC em menos de 1 segundo. Após 3 segundos é resfriado a vácuo para 74ºC esterilizando o alimento.
5. Uma cultura bacteriana estava em fase log na seguinte figura. No tempo 60 min., um composto antibacteriano foi adicionado à cultura.
a. Desenhe as linhas que representam a adição de um composto bactericida e de um composto bacteriostático.
b. Por que, ao adicionar o composto antibacteriano, a contagem de células não cai imediatamente para zero?
R: Porque precisa acontecer uma reação entre o composto antibacteriano e os microrganismos para que eles comecem a ser destruídos.