Ed 3
Quando nos comunicamos, selecionamos e organizamos as palavras com a intenção de nos fazer entender.
Organizamos nossas palavras de maneira a formar frases que transmitam uma informação completa. A frase consiste em uma unidade de comunicação que pode ser representada por apenas uma ou por várias palavras.
Neste ED relembraremos a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si. Damos a esta parte o nome de SINTAXE.
FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO
Como vimos anteriormente, a frase é formada pela organização das nossas palavras no intuito de transmitir uma informação completa. Observe:
Se analisarmos a disposição das palavras nas frases acima, na primeira as palavras estão organizadas de forma a trazer ao leitor uma informação completa. Na segunda, porém, podemos reconhecer as palavras da nossa língua, mas não conseguimos entender a mensagem transmitida.
As frases podem ser nominais e verbais.
Frases nominais
São aquelas cujo núcleo significativo se concentra em um nome (substantivo, adjetivo, numeral ou advérbio). Caracterizam-se por não apresentar verbos que indiquem movimento ou ação.
As frases nominais constituem um importante recurso estilístico. Por serem curtas e diretas, são facilmente encontradas na linguagem publicitária. Observe no exemplo a seguir que as frases são formuladas sem a utilização do verbo: Figura 1: Frases nominais
Fonte: Disponível em: <https://blogcarro.wordpress.com/tag/propaganda-fiat-uno/>. Acesso em: 19 mar. 2015.
Frases verbais
As frases verbais também possuem sentido completo, mas, ao contrário das nominais, têm como núcleo significativo um verbo. Como no exemplo: Figura 2: Frases verbais
Fonte: Disponível em: <http://escolinhadahora.blogspot.com.br/2011/05/tirinhas.html>. Acesso em 19 mar. 2015. Nas frases "não vou pra escola", "vou ficar em casa e ver televisão" e "parece