ED 3 1
Pró-Reitoria de Graduação - PRG
Formação Geral
Disciplina: Farmacologia
Estudo dirigido 3
1. O sistema nervoso periférico é didaticamente dividido em dois. Quais são essas subdivisões e suas características principais?
2. É correto afirmar que a acetilcolina é o neurotransmissor do sistema nervoso parassimpático, enquanto a adrenalina é o neurotransmissor do sistema nervoso simpático? Explique.
3. Baseando-se na organização anatômica das inervações dos sistemas simpático e parassimpático, descreva a distribuição dos receptores nas sinapses pré e pós-ganglionares.
4. Alguns autores nomeiam, didaticamente, o sistema parassimpático como
“repouso e digestão” e o sistema simpático como “fuga e luta”. É correto afirmar que, em uma situação de estresse extremo, apenas simpático está atuante no organismo?
5. Cite 3 exemplos de efeitos fisiológicos do simpático e 3 do parassimpático que justifiquem a nomenclatura mencionada na questão 3.
6. Descreva a síntese e quebra da acetilcolina, mencionando as enzimas e os precursores envolvidos.
7. Apesar de a maioria dos vasos sanguíneos não ter inervação parassimpática, a ativação do parassimpático pode causar vasodilatação generalizada. Como isso é possível?
8. Enumere 3 exemplos de efeitos da ativação colinérgica de receptores muscarínicos. 9. Quais as principais localizações, efeitos celulares e principais efeitos fisiológicos quando há a ativação de, respectivamente, receptores M1, M2,
M3.
10. Dê 1 exemplo de fármaco simpaticolítico e 1 simpaticomimético, seus mecanismos de ação e seus efeitos adversos potenciais.
11. Utilizando seus conhecimentos sobre a transmissão colinérgica, explique como o ipratrópio pode ser útil a um paciente com asma.
12. Pancurônio, vecurônio e atracúrio são empregados como adjuvante de anestesia por seus efeitos de bloqueio neuromuscular. Explique o mecanismo de ação destes fármacos.
13. Quais são os sintomas da intoxicação aguda provocada pelo acúmulo de